(27.09.17)

O Rio Grande do Sul viveu uma nova experiência com a primeira reunião das quatro Federações que representam o transporte de bens e de pessoas. Taxistas, caminhoneiros autônomos, empresas de ônibus e empresas de transporte de cargas reuniram suas entidades sindicais num acontecimento histórico com a participação de cinquenta entidades.


SEST SENAT

A primeira reunião aconteceu na sede do SEST/SENAT em Bento Gonçalves, convocada pelo Conselho Regional do Rio Grande do Sul, onde também compareceram os Diretores e Gerentes das unidades operacionais localizadas em doze cidades gaúchas e que prestam assistência social e formação profissional para os trabalhadores do setor transportes.

O Presidente do CRRS, Sr. Pedro Teixeira, também Presidente da FETERGS ouviu o relato das atividades sociais e educativas e os conselheiros do SEST SENAT ficaram entusiasmados com os efeitos imediatos ocorridos com a instalação de cinco simuladores de direção para ônibus e caminhão que já estão em funcionamento e com o tempo de utilização em três turnos. O representante da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no RGS elogiou a eficiência do SEST SENAT especialmente na formação profissional da força laboral.

Cinco novas unidades operacionais estão em fase de licitação e duas outras foram aprovadas para os municípios de Santa Cruz e Três Cachoeiras. A unidade de Carazinho está pronta e com inauguração prevista para novembro de 2017.


CONFRATERNIZAÇÃO

Um jantar festivo oferecido pela FETRANSUL aconteceu nas instalações do Hotel Farina onde, no dia seguinte, realizaram a reunião INTERSINDICAL e três decisões importantes marcaram o evento: a aprovação de uma sede única para todas as federações em área da FETRANSUL/SETCERGS localizada no Porto Seco em Porto Alegre; a participação de todas as federações na TRANSPOSUL que se realizará em Bento Gonçalves em junho de 2018 e uma coordenação de atividades com uma agenda comum entre as quatro Federações.


TRANSPOSUL EM BENTO GONÇALVES

Para a TRANSPOSUL, a Federação dos Taxistas e a Federação dos Autônomos (caminhoneiros) terão sua primeira participação e está planejada uma grande feira de veículos usados já com financiamento direto da TRANSULCRED, cooperativa de crédito que tem sede em Bento Gonçalves E Porto Alegre Nesta semana uma equipe do SETCERGS, entidade sindical que organiza o evento TRANSPOSUL, estará visitando Bento Gonçalves para já contratar a rede hoteleira e definir com a FUNDAPARQUE a utilização dos pavilhões.

A feira e congresso foi apresentada pelo presidente do SETCERGS em Brasília no dia 13 de setembro, em reunião da CNT – Confederação Nacional de Transportes, e o apelo turístico de Bento Gonçalves promete uma afluência nacional de empresários. Novos eventos estão programados para outras capitais de Estados para divulgar a TRANSPOSUL.


PRESENÇAS NA INTERSINDICAL

O Vice-Governador do Estado, Eng. Cairoli e o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (SP) fizeram uma rápida visita para cumprimentar os dirigentes sindicais presentes no Hotel Farina.

Incentivaram a união da categoria que se mostra organizada e forte.

Após a visita o Vice-Governador, acompanhado de vereadores de Bento Gonçalves e de Caxias do Sul, se dirigiram para um encontro reservado com Paulo Vicente Caleffi, presidente da FETRANSUL.