(22.09.14) - Fotos: Camila Cabreira(OAB/RS)


Participando das atividades na sede da OAB/RS, a conselheira seccional por Bento Gonçalves, Josana Rosolen Rivoli, acompanhou a visita em que o vice-presidente da República, advogado Michel Temer, esteve em reunião com o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, para tratar de pautas da advocacia. Em outubro de 2010, o então presidente da Câmara dos Deputados visitou a sede da seccional pela primeira vez.

Bertoluci destacou a importância do trabalho de Temer como jurista. "Temer foi um dos autores do artigo 133, que inseriu a advocacia na Constituição Federal, salientando o papel do advogado na administração da Justiça e na defesa do Estado Democrático de Direito. Além disso, é importante ressaltar o seu papel exercido para a aprovação da Lei Complementar 135, a chamada Ficha Limpa, e da Lei 11.767/2008, que tornou os escritórios de advocacia invioláveis", afirmou o presidente da OAB/RS.

Lamachia reforçou que Temer é um dos incentivadores da reforma política, além de outras bandeiras defendidas pela OAB. "Durante nossa mobilização pela aprovação do Supersimples, o vice-presidente da República teve papel relevante. Agora, nossa luta conjunta é pela aprovação da lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia", ressaltou o vice-presidente do CFOAB.

Segundo Temer, é uma honra mais uma vez visitar a sede da Ordem do Rio Grande do Sul. "Sou vice-presidente da República, mas também sou advogado por profissão. A democracia se consolida com a fundamental presença do advogado. Ao alçar os advogados ao nível constitucional, destacamos a classe como defensora da própria Carta Magna. Hoje, a OAB segue sendo protagonista da história do País, pois é uma instituição independente e com credibilidade", declarou Temer.

Também estavam presentes os deputados federais Henrique Fontana e Eliseu Padilha; o deputado estadual Edson Brum; o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o conselheiro federal Renato da Costa Figueira; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; e os conselheiros seccionais André Araujo, Armando Perin, Fabiana Barth, Regina Soares e Victor Hugo Muraro.

Fonte: www.oabbentogoncalves.org.br